Depois de mais de 3 meses sem ataques, Kiev, capital da Ucrânia, voltou a ser fortemente bombardeada pela Rússia nesta segunda-feira (10). Dez civis morreram e 60 ficaram feridos. A Rússia também atacou outras cidades grandes do país.

De acordo com a polícia de Kiev, 10 pessoas morreram por conta do bombardeio, que atingiu principalmente Shevchenkivskyi, o distrito central de Kiev. Segundo autoridades locais, centenas de pessoas passavam naquele momento pelo local.

O distrito vive relativa normalidade desde o início do ano, quando as tropas russas se retiraram da capital ucraniana.

Outras cidades importantes do país e que eram poupadas dos ataques russos havia meses, como Lviv, que fica perto da fronteira com a Polônia, também foram atingidas por mísseis nesta segunda-feira.

Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, a Rússia disparou ao menos 83 mísseis contra Kiev, Lviv e Zaporizhzhia. Kiev diz ter interceptado e abatido 40 deles.

Segundo o governo, os ucranianos já estavam se preparando para a possibilidade de retaliação de Putin, após uma explosão destruir a ponte que ligava a Rússia à Crimeia, no sábado (8).