Mazoca usa fakes para impulsionar campanha eleitoral

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter

Além das facilitações de Wilker Barreto e Dermilson Chagas, na ALE-AM, Mazoca se empenha em mostrar que está disposto a qualquer coisa pra colocar as mãos na prefeitura de Manaus. A novidade da sua campanha fraudulenta agora é usar perfis fakes para replicar mensagens de apoio aos posts relacionados ao candidato a prefeitura de Manaus, no Instagram, tanto em posts oficiais da página de Amazonino, quanto em postagens que o referenciam.

A suspeita veio por conta de uma postagem de um portal de noticias em seu Instagram, que noticiou um fato relacionado a Amazonino. Nos campos de comentários algumas respostas incomuns surgiram por parte de perfis suspeitos, carregados de características incongruentes a perfis autênticos. As mensagens compartilhadas são hashtags ou jargões em apoio a candidatura de Amazonino ao pleito municipal em 2020, um engajamento artificial que vem sendo utilizando para fomentar um suposto apoio popular ao candidato.

“freitas_caroliny_” chega a ter 8 publicações no mesmo dia para forjar um perfil movimentado e autentico. A data coincide com o mesmo tipo de atividade suspeita em outros dois perfis.

As evidencias da falsidade dos perfis são muitas. No perfil “Maria.natrindade”, postagens genéricas compõe um feed pouco movimentado, onde todas as publicações foram postadas no mesmo dia, 14 de março de 2020, dia da criação do perfil em questão.

14 de março também foi a criação do perfil “freitas_caroliny”, perfil certamente administrado pelo mesmo responsável do perfil citado anteriormente, tendo inclusive o mesmo compartilhamento de stories, no mesmo horário. Outro ponto de incoerência está no número de seguidores em relação ao numero de seguidos. Seguir vários perfis trata-se de um dos métodos de se obter muitos seguidores em pouco tempo, reduzindo a desconfiança da autenticidade de um perfil.https://ad.lomadee.com/banner/view?sourceId=36533756&dimension=2&width=468&height=60&method=1&advertisers=5632,5798,5766&tags=

“Fernandinhassoares”, “isabe_llyfe” e “maria.natrindade” são as principais contas usadas para promover mensagens de apoio ao candidato no Instagram. Na imagem, os três perfis interagem na postagem de Amazonino com apenas um minuto de diferença entre cada interação.

As imagens são pertencentes a bancos de dados utilizados ao propósito de criar perfis fakes. Ao menos 6 perfis foram investigados e averiguados como falsos, e todos interagiram com o perfil oficial de Amazonino de forma recorrente, em sequencia temporal. Não se sabe ao certo quantos perfis falsos movimentam o falso engajamento da campanha de Amazonino Mendes. O Puraqui segue investigando e fiscalizando fraudes eleitorais na internet, um dos grandes desafios atuais da justiça eleitoral brasileira.

Relacionado Posts