Política – O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) assumiu a presidência da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (13), mas o que chamou a atenção ocorre por conta do mandato do parlamentar ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Durante a eleições, a votação contou com 19 votos favoráveis, de um total de 20, e apenas um voto em branco. O político é envolvido em diversas polêmicas durante sua trajetória, no entanto, Silas Câmara afirma estar comprometido com um ano de intensos trabalhos à frente da comissão.

Silas Câmara sucede o deputado Amaro Neto (Republicanos-ES) no cargo. Sua ascensão à presidência da Comissão de Comunicação levanta questionamentos sobre a ética e a integridade no cenário político nacional, especialmente considerando a recente cassação de seu mandato pelo TRE-AM, em janeiro deste ano.

Silas teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral que se baseou em irregularidades constatadas durante a campanha de 2022, incluindo o uso indevido de recursos financeiros e transporte aéreo para indivíduos não relacionados à campanha, como seu irmão, o deputado estadual Dan Câmara.

O parlamentar tenta retornar ao cargo e recorreu da decisão e o processo de cassação está em tramitação.