Nesta quarta-feira (13), Alex Silva Viana, conhecido como “Alex Colombiano”, de 42 anos, que estava foragido desde novembro do ano passado, foi recapturado pela polícia de Manaus. O homem foi localizado na avenida Noel Nutels, na Cidade Nova, zona Norte da cidade. Durante a prisão, Alex tentou apresentar uma CNH falsa às autoridades.

As equipes policiais chegaram até o foragido com base em informações fornecidas ao Disque-Denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A ação conjunta entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e o Comando de Operações Especiais (COE) culminou na recaptura do indivíduo.

O comandante da unidade especializada, capitão Adaumir Diego, descreveu Alex como um narcotraficante e um dos mais procurados do estado do Amazonas. Ele havia rompido sua tornozeleira eletrônica em novembro do ano passado e estava foragido desde então. A captura foi resultado de um trabalho minucioso, combinando inteligência e operações estratégicas.

Após a prisão, Alex foi levado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado em flagrante pelo crime de posse de documento falso. O delegado Costa e Silva informou que o indivíduo tinha dois mandados de prisão em aberto.

Alex Colombiano é conhecido por suas atividades no tráfico de drogas na região. Ele é membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e foi detido anteriormente pela Polícia Federal em maio de 2022, com 195 quilos de drogas na calha do rio Japurá, em uma embarcação de sua propriedade. Além disso, há evidências de que ele tenha ligações com outros crimes, incluindo o financiamento de ataques a veículos policiais.