O chef italiano Marco Sacco, do restaurante Piccolo Lago em Mergozzo, Verbania, na região do Piemonte, foi condenado a dois meses e vinte dias de prisão por servir almejas cruas contaminadas com norovírus durante um banquete de casamento realizado em seu restaurante.

O incidente ocorreu nas instalações de seu estabelecimento, situado às margens do Lago Maggiore. O restaurante, um dos mais renomados da região, possui uma área separada chamada Piccolino, onde são realizados casamentos e outros eventos sob a supervisão do chef, também conhecido por sua participação na versão italiana do MasterChef.

Os eventos ocorreram em julho de 2021, durante um banquete no qual o chef serviu um risoto com almejas que posteriormente foram identificadas como contaminadas por norovírus. Sacco explicou à revista gastronômica IlGusto: “O menu incluía um risoto com borragem e almejas cruas. Compramos almejas que podem ser consumidas cruas, conforme indicado no rótulo do fabricante e na ficha técnica do produto. São almejas que utilizo desde 2015. Desde que tenho este fornecedor, já servi mais de três mil pratos assim”.

No entanto, pouco depois do término da celebração, vários convidados começaram a apresentar sintomas de náuseas, vômitos e dor de estômago, sendo que alguns tiveram que ser hospitalizados. Após denunciarem o ocorrido aos Carabinieri, as investigações determinaram que a fonte da intoxicação era frutos-do-mar, cujas análises indicaram que estavam em estado impróprio para consumo.

Após o julgamento, o chef foi condenado a dois meses e vinte dias de prisão, sendo considerado culpado por crimes de lesões negligentes e por comercializar produtos alimentícios prejudiciais à saúde pública. O tribunal italiano impôs a mesma pena à gerente do restaurante, Raffaella Marchetti. O promotor Fabrizio Argentieri havia solicitado uma pena de oito meses para ambos.

A juíza Beatrice Alesci, do Tribunal de Verbania, também estabeleceu multas provisórias superiores a 20 mil euros: 4.000 euros para cada um dos noivos e mais 250 euros para cada convidado intoxicado, de acordo com fontes locais. No início do julgamento, a defesa dos acusados pediu absolvição, alegando que as almejas estavam contaminadas desde a origem, eximindo assim Sacco e Marchetti de culpabilidade. No entanto, ainda não foi comunicado se os advogados irão recorrer da sentença.

Apelidado de ‘o chef de água doce’, Marco Sacco, de 59 anos, conquistou ao longo de sua carreira um total de três estrelas Michelin; as duas primeiras no restaurante Piccolo Lago, palco da intoxicação e famoso por aparecer frequentemente na versão italiana do programa Masterchef, e a terceira em seu outro estabelecimento, Piano 35, em Turim.