Brasil – A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) questionou a falta de cotas para pessoas trans e travestis nos editais do Concurso Nacional Unificado, criado pelo governo federal por meio de um decreto.

O chamado Enem dos Concursos oferece reserva de vagas para: 20% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos para a Funai.

Hilton apresentou um ofício enviado para os ministros Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, para questionar a promessa feita anteriormente em conceder 2% da reserva de vagas em concursos para pessoas trans e travestis.

Além de cobrar explicações, o documento, assinado por movimentos sociais, também pede uma reunião emergencial para tratar do tema.

– Nosso objetivo é explícito: que o Brasil tenha coragem em dar esse passo rumo ao futuro. Pessoas trans merecem trabalho digno e nada melhor do que isso do que iniciarmos, o mais breve possível, sua inclusão, via concurso, nos quadros no funcionalismo público federal – escreveu a parlamentar no X, antigo Twitter.

Fonte: Pleno News