A maioria dos magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) votou à favor da cassação do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), na tarde desta terça-feira (12), por gastos ilícitos na campanha de 2022.

As irregularidades foram relatadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-AM) em representação por captação ou gastos ilícitos de campanha. Já o Ministério Público Federal (MPF), considerou os gastos com fretamento de aeronaves e a forma de utilização.

Lígia Cireno Teobaldo, procuradora eleitoral questionou ‘por qual razão o candidato fretaria um avião para levar diversas pessoas sem vínculo com a campanha, inclusive crianças de colo, para outro estado em uma viagem de ida e volta, com curtas paradas?’.

Notificado a se defender, o parlamentar ‘se limitou a afirmar que se tratava de candidato integrante da mesma coligação’, justificativa que não pode ser aceita, tendo em vista que a formação de coligações é restrita à eleição majoritária’.

A defesa de Silas apresentou ao colegiado documentos da prestação de contas do político, que foi aprovada com ressalvas.