No Dia Mundial do Diabetes, nesta terça-feira (14/11), a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) reforça a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, como forma de prevenção ao diabetes, doença que tem como principais fatores de risco a obesidade, consumo de alimentos pouco saudáveis e a falta de atividade física.

Dados do Ministério da Saúde (Vigitel 2021) revelam que, em Manaus, 63,5% dos adultos de 18 anos ou mais estão com excesso de peso, quando o IMC alcança valor igual ou superior a 25 kg/m2. As mulheres manauaras, segundo o estudo, lideram a frequência de excesso de peso entre as capitais brasileiras, com 61,8%. Entre os homens de Manaus, 65,2% estão com excesso de peso, a terceira maior frequência observada entre as capitais do país.

Estudo da Organização Panamericana de Saúde (Opas) mostra que o número de pessoas com diabetes triplicou nos últimos 30 anos na América e que o aumento está relacionado ao crescimento dos fatores de risco. Dados da Segeam, obtidos a partir do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no programa Pé Diabético, indicam alta prevalência de comorbidades, como hipertensão, que também têm relação com fatores como obesidade e sedentarismo.

Desenvolvido pela Associação Segeam, o programa Pé Diabético tem como parte dos seus protocolos a conscientização sobre fatores de risco e a necessidade de adoção de hábitos saudáveis que ajudam na prevenção, bem como evitam o agravamento da doença. O programa é voltado ao tratamento de lesões em membros inferiores decorrentes do Diabetes e é oferecido em policlínicas vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Equipe multidisciplinar

A presidente da Segeam, enfermeira estomatoterapeuta Karina Barros, afirma que o programa Pé Diabético contempla uma abordagem multidisciplinar para uma atenção integral aos pacientes, priorizando a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, o controle da doença, evitando seu agravamento e reduzindo internações hospitalares.

“Os atendimentos são feitos por uma equipe que inclui enfermeiros especialistas, angiologistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e estomaterapeutas. O objetivo é garantir esse olhar multidisciplinar, incentivando hábitos saudáveis, reduzindo a necessidade de internações e amputações decorrentes de lesões e diminuindo o custo para a rede pública de saúde”, ressalta Karina Barros.

Diagnóstico e tratamento

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, que coordena a campanha nacional pelo Dia Mundial do Diabetes, o diagnóstico da doença pode ser feito a partir da medição da taxa de glicemia através de um simples exame de sangue. Havendo alteração da taxa, outros exames mais aprofundados devem ser solicitados pelo médico, como o exame de curva glicêmica.

O tratamento, explica a SBD, envolve o controle do nível de glicose no sangue para evitar complicações, seguindo a orientação de profissionais de saúde e, principalmente, a adoção de hábitos saudáveis. A redução do consumo de doces, gorduras e carboidratos e a prática de exercícios físicos contribuem para o controle do Diabetes.