A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluiu, nesta quinta-feira (28/09), sua participação no “Seminário para implementação do modelo de Código Sanitário para SNVS”, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na própria sede do órgão, em Brasília (DF).

O evento, que vinha ocorrendo desde a última terça (26/09), reuniu representantes de órgãos de Vigilância Sanitária de diversas capitais e municípios brasileiros, integrantes de um projeto desenvolvido pela Anvisa para a atualização de seus respectivos Códigos Sanitários. A Visa Manaus aderiu ao projeto em fevereiro deste ano, e vem realizando reuniões virtuais e encontros presenciais periódicos com os técnicos da Anvisa para analisar, construir propostas e revisar o Código Sanitário da capital amazonense, que foi promulgado em 1997, e não recebeu nenhuma atualização desde então.

Segundo o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o encontro nacional de vigilâncias propiciado pelo Seminário foi uma oportunidade única de troca de conhecimentos e experiências, que irá enriquecer o trabalho realizado pela Vigilância manauara.

“É de grande valia esse evento aqui na Anvisa, em Brasília, uma vez que pudemos conhecer as propostas inovadoras trazidas pelos representantes de várias capitais e municípios do nosso Brasil, o que só vem a contribuir. Temos certeza de que, com todo o aprendizado vivenciado no Seminário, vamos avançar de forma decisiva para a construção de um Código Sanitário mais coeso e resolutivo, que atenda às necessidades dos regulados e da nossa população”, afirma.

“Não posso deixar de ressaltar, também, que estamos aqui graças ao apoio da nossa secretária municipal de Saúde, a Dra. Shádia Fraxe, e do nosso prefeito, David Almeida, um gestor executivo democrático, que quer ver a nossa cidade evoluindo cada vez cada vez mais quando o assunto é a segurança sanitária dos cidadãos”, conclui o diretor.

A programação de atividades do Seminário teve várias apresentações e debates, e incluiu, além da troca de experiências entre as vigilâncias participantes, discussões sobre a harmonização de conceitos e diretrizes para consolidar normas de referência na construção de códigos sanitários em todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Após o Seminário, a Anvisa irá ofertar uma “Oficina de Negociação” para as vigilâncias em processo de atualização, onde os técnicos da Agência irão falar sobre o trabalho de apresentação do Código Sanitário revisto e ampliado junto ao Poder Legislativo, para que ele possa ser transformado em lei.