Os deputados federais Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) e Rogério Correia (PT-MG) solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (11/8), A retenção imeadiata dos passaportes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Michelle Bolsonaro. A pedido também foi feito à CPI que investiga os atos de 8 de janeiro e à Polícia Federal.

Os congressistas argumentam que a medida é necessária diante de “graves denúncias” de que Bolsonaro usou a estrutura do governo federal para desviar presentes de alto valor e joias que foram dados ao Brasil por outros países. Na manhã desta sexta, a PF deflagrou a operação Lucas 12:2 com o objetivo de apurar um esquema de venda desses presentes.

“O extravio internacional de presentes oficiais por meio do avião presidencial, no mesmo voo que transportou o ex-presidente Jair Bolsonaro para fora do Brasil no dia 30 de dezembro de 2022, possibilitou, conforme informações da Polícia Federal, a venda ilegal de bens pertencentes ao Estado brasileiro”, dizem os deputados na carta. A informação do pedido de retenção dos passaportes do casal Bolsonaro foi publicada pela colunista Monica Bergamo, do jonrla Folha de S. Paulo. Correio Brasiliense.