Em liberdade desde dezembro, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, atua sorrateiramente como “consultor informal de deputados, líderes partidários e ocupantes de gabinetes no governo estadual”, segundo a revista Veja.

Réu em 37 processos criminais, cuja condenação ultrapassa 400 anos de cadeia em primeira instância, Cabral estaria abrindo uma sala em um centro empresarial na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para prestar consultoria política.

Gozando de grande influência, o ex-governador é figura muito próxima do atual chefe do Executivo carioca, Cláudio Castro (PL), com quem teria contato telefônico ao menos uma vez por semana, de acordo com representantes do alto escalão do governo.

As articulações de Cabral permeiam pessoas ligadas ao União Brasil, Republicanos, PL, MDB e PP, políticos que bebem de sua vasta experiência e habilidade estratégica, buscando posicionamento adequado às pré-candidaturas às eleições municipais do próximo ano.

Ainda que esteja em condição execrável diante de grande parte dos eleitores fluminenses, o ex-governador confidenciou aos mais próximos que almeja tentar uma cadeira no Congresso Nacional, como deputado federal, em 2026.

Cabral tem 25,1 mil seguidores no Instagram, onde mantém contato direto com o público e estreita seu relacionamento com os eleitores.