Na quinta-feira (1), os Estados Unidos criticaram as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a suposta construção de uma “narrativa” em relação ao enfraquecimento da democracia na Venezuela.

“Podemos fazer um debate sobre políticas de sanções, sobre como promover o diálogo, mas temos que identificar as coisas como elas são”, disse Juan González, principal assessor da Casa Branca para a América Latina, quando questionado pela imprensa sobre os comentários de Lula.

González elogiou a “coragem” dos presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, que rebateram as falas do petista sobre Maduro.

Esses dois líderes, considerou González, lembraram “a todo o hemisfério que existem certos princípios pelos quais muitos na região morreram para defender”. “E não podemos ver essas questões como relativas (…), elas são absolutas”, disse o assessor da Casa Branca.

Após um encontro entre Lula e o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, aqui no Brasil, petista disse que as denúncias sobre violações dos direitos humanos e da democracia na Venezuela a uma construção “narrativa” .

Dirigindo-se ao seu “parceiro” Maduro, disse: “Você conhece a narrativa construída contra a Venezuela, de antidemocracia, de autoritarismo”, disse o presidente brasileiro.

O presidente chileno falou no dia seguinte ao encontro para expressar seu desacordo com as palavras de Lula, garantindo que a situação dos direitos humanos na Venezuela é uma  grave realidade.

O presidente de direita uruguaio também se expressou no mesmo sentido, destacando que não se pode ignorar a realidade. Maduro visitou o Brasil como participante de uma cúpula sul-americana convocada por Lula. Durante a visita, ambos comemoraram a retomada das relações bilaterais, suspensas desde 2019 por decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.