O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez uma contundente declaração em favor do reingresso da Venezuela nos debates multilaterais, mas criticou a fala do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que o desrespeito aos direitos humanos no país governado por Nicolás Maduro é uma “narrativa”.

Conforme publicado pelo Correio Brasiliense, Boric, que é de esquerda, essa questão “não é uma construção narrativa. É uma realidade séria”, disse o chileno, em um pronunciamento nos jardins do palácio do Itamaraty, que sediou a reunião de cúpula dos líderes dos países da América do Sul.

“Eu manifestei, respeitosamente, que tenho uma discordância com o presidente Lula quando ele diz que a situação dos direitos humanos na Venezuela é uma construção narrativa. Não é uma construção narrativa. É uma realidade séria”, declarou Boric.

Para o presidente do Chile, os milhares de imigrantes venezuelanos que deixaram o país natal por causa da situação política “exigem uma posição firme e clara de que os direitos humanos sejam respeitados sempre e em todos os lugares, independentemente do viés político do governante de plantão. Isso se aplica para todos nós”.