O General Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi exonerado da chefia do Comando Militar do Planalto (CMP), segundo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (11) e assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O cargo passa ser do general Ricardo Piai Carmona, que antes era Diretor de Educação Superior Militar. Já Dutra, passará a exercer o cargo de 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

O general Dutra foi o responsável pela atuação do Exército no dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. A troca no cargo já havia sido anunciada em 16 de fevereiro, por meio de comunicado divulgado à tropa.

Dutra é um dos militares ouvidos nesta quarta-feira (12) pela Polícia Federal (PF) a respeito do ataque aos Três Poderes em janeiro.

POLÍCIA FEDERAL OUVE MILITARES SOBRE O 8 DE JANEIRO 

Segundo fontes,A a Polícia Federal (PF) convocou diversos servidores, inclusive os que estariam de folga, para colher todos os depoimentos. A ideia é acelerar a finalização do inquérito.

No dia 16 de março, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do DF, o coronel Jorge Eduardo Naime, afirmou que o Exército tentou impedir a prisão de manifestantes que participaram dos ataques criminosos.

O coronel destacou ainda que teria sido feita uma barreira com militares do Exército para impedir a prisão de suspeitos que participaram dos atos e que estavam instalados no acampamento que havia sido montado em frente ao quartel-general do Exército.

Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes determinou que cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento dos militares que estiveram envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ou seja, que esse julgamento não caberia à Justiça Militar.

No mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu uma investigação contra militares das Forças Armadas por suposto envolvimento nos atos antidemocráticos.

**Com informações CNN Brasil