A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou nesta sexta-feira (16) a última entrega do ano dos kits maternidade ofertados pelos Projetos Um Novo Ser e Sementes do Amanhã que são executados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS 1 e CRAS 2). A cerimônia contou com a presença do prefeito Keitton Pinheiro, vice-prefeito Edilson Lima, vereadores e outras autoridades locais.

O prefeito destaca que a entrega dos kits é uma pequena demonstração do trabalho que a SMDS desenvolve ao longo do ano com as grávidas em situação de vulnerabilidade social. “Elas também recebem assistência psicossocial, orientação sobre pré-natal e tudo que é necessário para que possam ter um parto humanizado”, afirmou Keitton Pinheiro.

De acordo com a secretária da SMDS, Socorro Lopes, os dois projetos ofertam reuniões, encontros, rodas de conversas e palestras mensais às mães e grávidas de primeira viagem que recebem toda a atenção devida de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, entre outros, tendo como objetivo proporcionar um parto saudável às gestantes que são devidamente acompanhadas pelos equipamentos.

“Anualmente, Um Novo Ser e Sementes do Amanhã atendem mais de 300 grávidas que, além dos kits, também recebem atenção profissional e ajuda para as suas necessidades básicas como cestas básicas e outras intervenções”, enfatizou Socorro Lopes.

A estudante Geruza Souza da Silva, uma das contempladas com a entrega dos kits maternidade, disse que os itens chegam em boa hora porque ela ainda não havia comprado o enxoval. “É importante porque é o primeiro filho. A gente sempre quer muito bem. Eu agradeço ao prefeito e a todos os profissionais que me ajudaram em cada reunião do projeto”, declarou.

Os kits são compostos por itens básicos para recém-nascido, como banheira, fraldas descartáveis e de tecido, toalhas, toucas, luvas, meias, macacão, dentre outros, além de produtos de higiene pessoal.