Um homem identificado como Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, suspeito de ser um dos líderes de uma facção criminosa na zona Norte de Manaus, foi preso novamente na noite de domingo, 11. A prisão aconteceu dentro de uma igreja durante o cumprimento de uma operação policial.

Durante a ação, os policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) efetuaram a prisão do “Tio Patinhas” que estava com um mandado de prisão preventiva aberto, foragido da Justiça, pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

No momento da prisão, a polícia descobriu que “Tio Patinhas” estava enviando uma van com mais de 200 quilos de drogas e dinheiro para a cidade de Belém no estado do Pará. Os veículos utilizados para o transporte das drogas foram apreendidos. O suspeito estava usando uma identidade falsa.

“Tio Patinhas” tinha saído da cadeia no dia 26 de janeiro de 2022 após revogação de um dos processos que responde pela Justiça do Amazonas. No dia 28 de janeiro, o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) José Hamilton Saraiva dos Santos, decretou a prisão preventiva do homem.

Considerado um dos líderes de facções criminosas no Amazonas, “Tio Patinhas” está ligado a várias mortes em Manaus. Ele já foi preso em 2018 em um apartamento de luxo, em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

Em 2019, o corpo de um homem foi encontrado enrolado em sacos e papelão, com um bilhete que dizia “devia o tio patinhas”. O narcotraficante comprou com o dinheiro do tráfico de drogas, um apartamento de luxo, no valor de R$ 500 mil, na Região Metropolitana de Recife (PE) e abriu uma transportadora antes de ser preso.

Após a prisão na noite de domingo (11), Clemilson dos Santos Farias foi encaminhado para o 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP) onde ficará a disposição da Justiça.