Mais de 44 horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar o resultado das eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou sobre o resultado nesta terça-feira 01. Durante o pronunciamento o presidente não admitiu a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas no último domingo, 30.

O petista obteve 50,90% dos votos válidos (60.345.999), enquanto Bolsonaro conquistou 49,10% (58.206.354).

Durante o pronunciamento, no Palácio da Alvorada, na tarde desta terça-feira, 01, Bolsonaro agradeceu os votos que recebeu, porém não admitiu e nem parabenizou o petista.

O chefe do Executivo declarou, no entanto, afirmou que continuará “cumprindo todos os mandamentos da Constituição”.

“Enquanto presidente da República, este cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição”, afirmou.

Durante a declaração, ele desaprovou atos de caminhoneiros que estão bloqueando rodovias em todo o país desde domingo. Disse que o “cerceamento do direito de ir e vir” é “método da esquerda”, mas que os movimentos são “fruto de indignação e sentimentos de injustiça”.

“As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir”, disse o presidente.