O piloto Victor Steeman, de 22 anos, morreu nesta quarta-feira (12) por complicações de um acidente sofrido em uma prova do Mundial Supersport 300, que foi realizada no domingo (9), na cidade de Portimão, em Portugal.

O holandês, que era piloto da equipe MTM Kawasaki, caiu da moto após passar por uma curva no início da prova e foi atropelado por um rival, sofrendo politraumatismos e uma lesão no crânio. O acidente causou a paralisação imediata da prova.

Segundo informações, o jovem chegou a ser reanimado duas vezes no circuito, em seguida, foi levado de helicóptero até o Hospital de Faro, a cerca de 80 km da cidade, onde ficou internado por três dias. A família confirmou que o jovem teve seus órgãos doados para cinco pessoas.

“Aconteceu algo que sempre se teme ao ser pai de um piloto de motovelocidade. Nosso Victor não pôde vencer sua última corrida. Apesar da dor e luto inimagináveis, estamos muito orgulhosos de compartilhar que nosso herói, através de seu falecimento, pôde salvar cinco outras pessoas ao doar seus órgãos. Gostaríamos de agradecer a todos pela vida que compartilharam conosco nos últimos dias. Sentiremos saudades de Victor enormemente”,  comunicou a família do piloto.

A World SBK (Campeonato Mundial de Superbike), que é responsável pela competição, lamentou a morte do jovem em uma postagem publicada no twitter. “Estamos profundamente tristes em relatar o falecimento do piloto do WorldSSP300 Victor Steeman. A família WorldSBK gostaria de enviar todo o nosso amor para sua família, equipe e entes queridos. Uma grande personalidade, um piloto feroz e um legado deixado embutido em nosso paddock para sempre. Viaje em paz, Victor”.