A suspensão de 70 planos de saúde determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde, entra em vigor nesta sexta-feira (30). A partir de hoje, os planos que fazem parte da lista divulgada pela ANS terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial.

A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 70 planos de 13 operadoras devido a reclamações efetuadas no 2º trimestre. Clique aqui e veja quais são! 

Por tipo de contratação, foram 45 coletivos empresariais, 16 coletivos por adesão e 9 individuais ou familiares. Ao todo, 1.664.068 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.

A agência revelou que, para adotar tais medidas, um total de 37.936 reclamações foram analisadas no período do dia 1 de abril a 30 de junho deste ano. Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 40 planos de 7 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento. Clique aqui e veja quais planos foram reativados!