Uma cena inusitada chamou a atenção nas redes sociais esta semana. Onze filhotes de jacaré foram flagrados em um aconchegante banho de sol sobre o corpo da mãe, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Os registros foram feitos pelo biólogo Pedro Henrique Tunes e o servidor público Antônio Rodrigues, na última terça-feira (28).

Por meio do Twitter, Pedro explicou que o animal trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo que pode chegar até 3,5 metros de comprimento.

A presença de jacarés na Lagoa de Pampulha é bastante conhecida pela população. De acordo com Pedro, ninguém sabe exatamente como esses animais foram parar no lago artificial, mas ocasionalmente eles aparecem nos canais.

Hoje, a Prefeitura de Belo Horizonte monitora 20 jacarés adultos além da família de filhotes. 

“Trata-se de uma população que cresce lentamente devido à baixa taxa de reprodução e ao fato de estas espécies, quando filhotes, serem uma presa fácil para aves de grande porte”, detalhou a prefeitura em nota. 

Por não promoverem ataques voluntários, os jacarés da Pampulha não são perigosos para os humanos. Contudo, a Prefeitura recomenda que os visitantes respeitem o espaço dos animais e que não tentem conter ou tocar neles.