O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (18) durante coletiva de imprensa, que as políticas adotadas durante a pandemia de Covid-19 serão mantidas, inclusive o uso de insumos aprovamos emergencialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o fim do estado de emergência decretado devido à doença.

“A Covid não acabou, nem vai acabar, pelo menos nos próximos tempos. E precisamos conviver com essa doença e com esse vírus. Felizmente parece que o vírus tem perdido a força e a letalidade”, disse.

“Não estamos acabando com pandemia. Se eu pudesse acabar, ela não existia. A OMS (Organização Mundial da Saúde) analisa o contexto internacional, e nós, o contexto nacional”, acrescentou.

Em um pronunciamento em rede nacional na noite de domingo, Queiroga informou que o governo federal vai suspender o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). De acordo com o ministro, as condições epidemiológicas e de atendimento de saúde no país permitem a decretação do fim da Espin.