O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou, na noite desta terça-feira (11/1), que protocolou o pedido de abertura de uma nova CPI da Covid-19 no Senado.

O anúncio foi feito pelo parlamentar pelas redes sociais. Mais cedo, Randolfe já havia antecipado à coluna que estava discutindo a possibilidade com colegas senadores.

O tema também será debatido numa reunião extraordinária do “Observatório da Pandemia”, grupo criado no Senado após o fim da CPI da Covid, prevista para acontecer na noite desta terça-feira (11/1).

Dentre os pontos apresentados por Randolfe como justificativa para a abertura de uma nova CPI da Covid, estão o atraso e a insuficiência na vacinação infantil, o apagão de dados do Ministério da Saúde e os ataques do presidente Jair Bolsonaro aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na prática, a nova comissão parlamentar de inquérito, se instalada, funcionará como uma espécie de continuidade dos trabalhos da CPI da Covid, cujas atividades foram encerradas no Senado em meados de outubro de 2021.

Para a abertura de uma CPI no Senado são necessárias assinaturas de ao menos 27 dos 81 senadores. Em 2021, a CPI da Covid só foi aberta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após uma ordem do ministro do STF Luís Roberto Barroso.

Foto: Reprodução