Da redação

Uma jovem que foi baleada na mão na favela de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, teria sido punida por ter recusado a se relacionar com um bandido da comunidade, segundo investigações da Polícia Civil. A adolescente foi levada ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, onde foi constatado que havia um mandado de busca e apreensão contra ela, que foi apreendida na sequência.

Inicialmente, moradores da região disseram que ela havia sido punida por roubar um celular no réveillon de Copacabana mas, segundo o delegado Hilton Alonso, titular da 21ª DP (Bonsucesso), as investigações apontaram outro motivo para que a menor fosse baleada.

Segundo os investigadores, a versão de que ela foi baleada por conta de um roubo foi criada para que o verdadeiro motivo, que seria a recusa em manter um relacionamento com um criminoso da comunidade, não fosse relevado. O delegado destacou que os bandidos estariam sendo cobrados pelos líderes da facção criminosa a qual pertencem pelo ocorrido.

A especialista em segurança pública pela UFF, Jaqueline Muniz, avaliou a barbárie da ação dos traficantes.

“O justiçamento criminoso fala uma língua sem intermediários, violenta e direta pra qualquer um entender o poder da sua ameaça e a certeza das suas punições. Já a justiça pública do estado segue ainda lenta, distante, e desconhecida das periferias, agravando o sentimento coletivo de abandono, insegurança, impunidade.”, disse ela.

A Polícia Civil segue investigando o caso.