Da redação

MANAUS – O Ministério Público Federal abriu 12 investigações com base no relatório final da CPI da Covid no Senado. A medida foi tomada em dezembro e chegou ao conhecimento de senadores que fizeram parte do grupo nesta terça-feira, 4, no Distrito Federal. Um dos nome investigados será o do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Essas investigações irão apurar os possíveis crimes de corrupção cometidos pelas autoridades que estavam a frente dos estados durante o ápice da pandemia, as ações e omissões do Ministério da Saúde, a usurpação de função pública por parte do ex-assessor de Pazuello, Airton Antonio Soligo, as fakes news e incitação ao crime, responsabilidade civil por dano moral coletivo, entre outras frentes.

“Ver que o relatório e tudo o que apuramos e investigamos em seis meses de CPI está sendo usado de base para essas investigações, nos dá a resposta de que todo nosso trabalho não foi em vão. Mas, essa resposta é para toda a sociedade, para quem busca justiça por seus familiares e amigos que morreram por uma doença para a qual já existia vacina, mas que vem sendo sistematicamente boicotada e colocada em dúvida por quem deveria incentivá-la”, afirmou o senador Omar Aziz.

Relatório final da CPI da Covid – Foto: Folhapress

A Prevent Senior, a Covaxin-Precisa, a VTCLog, Davati Medical Supply e o Conitec também serão temas centrais que puxarão as investigações tocadas por diferentes procuradores, assim como o impacto da pandemia nos povos tradicionais, na população negra e indícios de corrupção e má conduta em planos de saúde e hospitais. O MPF destaca que a decisão não afeta investigações de outras instâncias do Ministério Público.