Brasil – A oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, realizada nesta quarta-feira (29), com a presença do empresário bolsonarista Luciano Hang, foi marcada por confusão e falta de respeito.

Antes do depoimento, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM) perguntou a Hang se ele se comprometeria a dizer a verdade. A defesa do empresário, então, respondeu que ele não deveria se comprometer por estar na condição de investigado, não de testemunha.

Em sua fala inicial, Hang mostrou, com autorização de Omar, um vídeo sobre sua empresa. Senadores protestaram e argumentaram que se tratava de propaganda. Disseram também que o vídeo não tinha relação com nenhum assunto de interesse da CPI.

Durante a sessão, o empresário lamentou um suposto uso político da morte de sua mãe. No entanto, Omar Aziz rebateu e disse ao dono da Havan que foi ele mesmo quem trouxe o fato a público, dizendo que ela seria curada caso recebesse o tratamento precoce.

“Para não confundir quem está nos vendo agora, achando que nós estamos usando o nome da sua mãe”, justificou o senador.

Luciano Hang irritou ainda os presentes na CPI ao levar placas com dizeres como: “Não me deixam falar”. Omar Aziz pediu para que as placas fossem retiradas do local.

Em meio às discussões sobre como deveriam ser feitas as perguntas ao empresário e como deveriam ser as respostas, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) se desentendeu com um dos advogados de Hang. O advogado estava mostrando uma das plaquinhas com mensagens que Hang tinha levado ao depoimento.

O senador ficou irritado, elevou o tom de voz e pediu para Omar expulsar o advogado da sala. A partir daí, o tumulto se generalizou.

Enquanto o senador Rogério Carvalho pedia a retirada do advogado, Hang, da tribuna, balançava as mãos fazendo um sinal de “menos”. “Olha, está me provocando”, afirmou Carvalho. “Isso é desacato, presidente”, afirmou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O senador Jean Paul Prattes (PT-RN) criticou que Hang percebeu que tinha liberdade para falar o que quiser e fazer o que quiser.

Aziz pediu para Hang entregar para a segurança do Senado as placas que o empresário havia levado para a comissão. Nessa hora, Hang levantou uma das placas dizendo “não me deixam falar”.

Em seguida, Aziz determinou a saída de um dos advogados e determinou a suspensão da sessão.

Veja o vídeo: