BRASIL – O levantamento da ONG Human Rights Watch identificou 176 contas banidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que, impede o debate público democrático. A maioria dos bloqueios aconteceu no Twitter em perfis de jornalistas, congressistas e influenciadores. Contas de veículos de imprensa e ONGs também fazem parte de lista de banidos pelo presidente nas redes.

Foi apontada ainda para a problemática da ação de Bolsonaro que, “Isso impede que pessoas bloqueadas participem do debate público, viola a liberdade de expressão e as discrimina com base em suas opiniões.”

A ONG, por meio de pedidos de acesso à informação, solicitou o número de bloqueios feitos Bolsonaro no Twitter, Facebook e Instagram. No entanto, a Secretaria de Comunicação da Presidência negou a informação, argumentando que não cuida dos perfis oficiais do presidente.

Assim, a ONG perguntou a internautas quem havia sido bloqueado pelo presidente. 400 responderam que sim, mas apenas 176 forneceram capturas de tela que comprovam a ação. Segundo o levantamento, a maioria das pessoas que enviaram as imagens explicou que o bloqueio foi feito após a publicação de comentários criticando o governo.