AMAZONAS – O Ministério Público denunciou o vereador de Manacapuru Gerson D’Angelo Ribeiro da Silva (Republicanos) por descumprir medida sanitária preventiva e também pelos crimes de difamação, ameaça e desacato.

Em nota, a defesa do vereador disse que se manifestará em juízo sobre as acusações narradas na denúncia oferecida pelo Ministério Público. O texto diz ainda que “recebe com consternação” a informação da denúncia “diante do fragilidade do conjunto probatório, sustentado tão somente nos questionáveis depoimentos das supostas vítimas”. Ainda no texto, a defesa diz lamentar “a conotação política e midiática com que vem sendo conduzido o ocorrido pela Promotoria de Justiça” e que “os fatos serão devidamente esclarecidos no momento oportuno.

Estes crimes foram cometidos no dia 25 de maio, na Escola Municipal Zoraida Ribeiro Alexandre, onde a Câmara Municipal de Manacapuru estava funcionando provisoriamente em razão da enchente que atingia o município.

De acordo com o Ministério Público, por volta das 7h30min, ao ser informado acerca da obrigatoriedade do uso de máscara dentro da escola, o vereador se negou a cumprir a medida de segurança sanitária, passando a injuriar e desacatar o diretor da escola, o vigia e a auxiliar administrativa. Ele ameaçou o diretor de exoneração, valendo-se da condição de primo do prefeito da cidade, Beto D’Angelo.

O MP também estuda uma eventual ação sobre quebra de decoro parlamentar, além de improbidade administrativa. Conforme os promotores, até a apresentação da denúncia à justiça, nenhuma medida havia sido tomada conta Gerson por parte da Câmara Municipal.