A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 8, a operação “Corredeira Inflamável”, que visa investigar crimes de fraude em licitação, além de peculato e associação criminosa, em contrato de fornecimento de combustíveis em Manaus e Presidente Figueiredo.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, além de quatro prisões efetuadas em Presidente Figueiredo e em Manaus. A Controladoria-Geral da União presta apoio a operação.

Segundo a PF, o contrato da empresa para fornecer combustíveis para Prefeitura Municipal e Secretarias Executivas de Presidente Figueiredo aconteceu no ano de 2019. As investigações mostram que apesar instalação de tanques de combustível no município terem sido uma exigência feita em contrato, foi descoberto que a empresa contratada não possui posto de gasolina, muito menos licença para operar em Presidente Figueiredo, tendo terceirizado toda a prestação de serviços.

A Polícia Federal também aponta que houve um superfaturamento de R$ 3,9 milhões pelo pagamento por combustíveis em quantidade superior à consumida de fato. Com isso, os investigados pela PF devem responder judicialmente por fraude em licitação, peculato e associação criminosa.