Nesta quarta-feira (23), o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) informou que o número de brasileiros vivendo em Portugal cresceu pelo quarto ano consecutivo. Em 2020 o recorde foi de 183.993 residentes legais. Representando uma alta de 21,6% em relação ao ano anterior.

A comunidade brasileira segue encabeçando a lista de estrangeiros com 27,8% dos imigrantes no país.

Esse crescimento do número de brasileiros residentes, mesmo em ano de pandemia, segundo especialistas é explicado em larga medida pela demora do processo de regularização.

A ONG que auxilia a comunidade imigrante, em Portugal explica que os novos títulos de residência concedidos são relacionados a pedidos antigos  que tramitavam na burocracia administrativa.

“Nós temos identificado que esses brasileiros e brasileiras que constam nos relatórios dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras já estavam em Portugal mesmo antes da pandemia. O que acontece é que as regularizações e as autorizações de residência chegaram neste momento”, diz Cyntia de Paula.

Com as fronteiras da União Europeia fechadas a turistas brasileiros desde março de 2020, a entrada de novos imigrantes com esse perfil – que respondem por parte significativa das novas residências- ficou bastante limitada.

Atualmente para entrar no país, é preciso ser cidadão da União Europeia, ter visto de estudo ou trabalho concedido por um consulado no Brasil ou ainda se enquadrar em alguma das poucas exceções previstas pelo governo.

Mesmo com os dados oficiais do SEF, a quantidade real de brasileiros vivendo no país é bem maior.

Aqueles que têm também dupla cidadania de Portugal ou de outro país da União Europeia  não entram nas estatísticas, nem os migrantes em situação irregular.