O partido Democratas (DEM) anunciou nesta segunda-feira, dia 14, a expulsão do ex-presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), do partido. Segundo a sigla, a decisão foi unânime e tomada durante reunião da executiva nacional do partido, que considerou que Maia cometeu uma “infração disciplinar” ao ofender o presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA).

A situação aconteceu em maio, quando o deputado fez uma serie de ataques a ACM Neto em uma publicação no Instagram. “Oportunista”, “malandro”, “sem caráter” e “Vice do [Jair] Bolsonaro”, foram algumas das acusações feita pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, que na época já tinha anunciado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que iria sair do partido.

Um dos principais motivos dos ataques a ACM Neto e a intenção de sair do partido veio da por conta do apoio dado pela cúpula do DEM a Arthur Lira (PP-AL), seu principal rival dentro da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Maia entrou no DEM em 2007, sendo o presidente do partido entre 2007 e 2011, além de presidente da Câmara de 2016 até o início deste ano.