Segundo dados da Secretária Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, mais de 32 mil pessoas deixaram de receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro da data agendada. Com isso, o prefeito de Manaus, David Almeida, buscou reforçar a necessidade de se tomar a segunda dose da vacina, o que garante a completa imunização contra o novo Coronavírus.

“No último dia 3 foram vacinadas 15.200 pessoas nos nossos postos de vacinação. Agora, faço um apelo a você, que recebeu a primeira dose, para que volte aos nossos pontos de vacinação para finalizar o seu esquema de imunização. É um apelo que a Prefeitura de Manaus faz a todos aqueles que ainda não retornaram para a segunda dose. Você que tem um parente, um amigo, um familiar, traga-o até um dos nossos pontos de vacinação, para que possamos imunizar em breve toda a população”, disse o prefeito durante visita ao posto de vacinação contra a Covid-19 instalado no Clube do Trabalhador (Sesi), localizado no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.

Na sexta-feira, dia 4, foram realizadas a vacinação com a primeira dose para pessoas com 55 anos de idade, sem comorbidades. Neste sábado, dia 5, é a vez dos trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros (motoristas, cobradores e administradores de linha) e os caminhoneiros. Na segunda-feira, dia 7, será a vez dos funcionários e da população do Sistema de Privação de Liberdade, que serão vacinados nas próprias unidades do sistema.

Para ser vacinado, o usuário deve fazer o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), escolhendo a opção “Cadastro do Cidadão”. O sistema fará o agendamento, informando dia, hora e local onde a pessoa será vacinada. O mesmo acontece para o recebimento da segunda dose. Para ter acesso aos dados de agendamento, basta acessar o botão “Consultar 1ª dose” ou “Consultar 2ª dose”.

Os documentos obrigatórios para garantir a vacina são documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), que demonstre que o usuário é morador de Manaus. A secretária destaca que a cópia do comprovante de residência é indispensável, uma vez que será retida para controle.