A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) disponibilizou, nesta quinta-feira (27/05), 10 reeducandos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” para realizar serviços de roçagem e limpeza no terreno do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Rubim de Sá, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

Para o secretário titular da Seap, coronel Vinícius Almeida, os trabalhos extramuros representam um retorno à sociedade do que é investido na manutenção dos custodiados. “A Seap vem cumprindo o seu papel de ressocialização, buscando contribuir cada vez mais com os anseios da sociedade. Essa parceria para limpeza do espaço do Caic representa a contribuição das pessoas privadas de liberdade”, enfatizou.

O Centro, que existe há quase 20 anos e oferecia serviços médicos, odontológicos e psicológicos a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, está fechado desde março de 2020 devido à pandemia da Covid-19 e, atualmente, está em processo de mudança de tipologia. Por essa razão o espaço no entorno estava com o mato alto, dando margem para invasão do local.

“Por conta dessa situação do mato, chegamos a ter uma tentativa de roubo do nosso compressor de ar. Então, eu entrei em contato com o secretário Vinícius que rapidamente nos deu um retorno. Achei sensacional a disponibilidade dessa mão de obra que contribui, como diz o nome do programa, para que eles trabalhem por suas liberdades”, declarou a agente administrativa do Caic, Gizely Lima.

Os reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM 2) devem ficar no local até amanhã (28/05), realizando a capinagem, retirada do lixo e pintura do meio fio. O trabalho conta com o apoio da empresa cogestora New Life Gestão Prisional.

Há sete meses no programa, o interno Francisco aproveita cada oportunidade de trabalho para adquirir experiência e crescimento pessoal. “Eu só quero mostrar para a sociedade que estou disposto a mudar e dar orgulho para a minha família”.