Nesta segunda-feira (24), o senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas-RS) durante depoimento na CPI da covid, disse que a ex-atriz pornô Mia Khalifa era “gerente de vendas” da empresa Surgisphere, que desqualificou uma publicação da revista científica ‘The Lancet’ por aprovar o uso da hidroxicloroquina como tratamento precoce à covid-19.

“Uma atriz pornô. Nada contra ela. E a diretora científica era uma escritora de ficção científica. Muitos colegas comentaram aqui sobre trabalhos. A pesquisa da “The Lancet” era fraudulenta e envolvia uma companhia de fachada chamada Surgisphere que alegava ter registro de 671 hospitais que misteriosamente pediam para permanecer anônimos e alegavam que o tratamento com hidroxicloroquina teriam matado pacientes com covid-19”, completou o senador.

Em poucos minutos, o nome da atriz libanesa apareceu no topo dos assuntos mais comentados no Twitter. Os internautas não perdoaram o senador, que virou piada nas redes.

“Na próxima sessão o Luis Carlos Heinze cai no gemidão do zap… aguardem”, ironizou um internauta.

A fake news sobre a ex-atriz pornô “ocupando” outros cargos em relação à ciência foi amplamente compartilhada em perfis e sites de extrema-direita em meados de 2020.

A pesquisa sobre a eficácia da cloroquina citada pelo senador durante a CPI foi retratada pela ‘The Lancet’, que detectou erro nos estudos. A Sugesphere fez a auditoria independente depois de críticas de outros pesquisadores.