Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde e conhecida como “Capitã Cloroquina”, tentará na CPI da Covid fazer a defesa da prescrição do cloroquina como tratamento no combate ao coronovírus.

A secretária foi convocada pelos parlamentares para explicar a defesa que faz do medicamento. Já de acordo com a defesa de Mayra, a médica sempre atuou com respaldo na lei, nos princípios da ciência e da moralidade.

Outra linha da defesa de Mayra será argumentar que os médicos têm autonomia para receitar medicamentos que acharem mais adequados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta de que o uso de hidroxicloroquina não tem eficácia contra a Covid-19. A entidade também afirmou, em março deste ano, que o uso indiscriminado do medicamento pode causar efeitos adversos e colocar em risco a vida dos pacientes.

Mesmo garantindo que o clima é de tranquilidade para o depoimento, a defesa da médica recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) duas vezes para que Mayra possa ficar em silêncio diante de perguntas que possam incriminá-la.