ROMA: Uma imagem do último domingo (28), que circula na internet, mostra a freira Ann Nu Thawng de joelhos na frente de policiais durante um protesto contra o golpe militar  em Myanmar. A imagem se tornou símbolo das manifestações civis no país. Os protestos do fim de semana foram os mais violentos desde 1º de fevereiro, onde ouveram ao menos 18 mortes em diversas cidades.

De acordo com  o jornal católico “Osservatore Romano”, a freira pertence à ordem de São Francisco Savério, e sua atitude evitou uma carnificina. 100 jovens se abrigaram dentro da organização católica, 40 deles estavam feridos e foram atendidos no centro médico da congregação.

As freiras estavam no convento durante as manifestações e já ajudavam os civis que protestavam,o local possui um pequeno ambulatório. Mas, no domingo, ao ouvir os gritos de desespero, e perceber que os jovens estavam encurralados, Thawnga decidiu que era hora de fazer algo.

Segundo o portal católico, a mulher se posicionou de joelhos na frente dos policiais e disse: “Não atirem, não matem inocentes. Se quiserem atirar em alguém, atirem em mim”. Sua atitude surpreendeu os militares, que saíram em retirada.

Uma das participantes do protesto, Patricia Yadanar Myat Ko, falou que eles “foram salvos pela milagrosa atitude da freira”.

Os protestos civis que cobram a retomada da democracia em Myanmar há mais de um mês, já fez 20 vítimas, as Forças Armadas deram um golpe de Estado e prenderam os dois principais líderes do país: a Nobel da Paz de 1991, Aung San Suu Kyi, e o presidente Win Myint.