Durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (19), parlamentares pediram que a Casa Legislativa cancele o recesso parlamentar para concentrar os trabalhos no caos que vive a saúde do Amazonas. A medida sendo aprovada, as reuniões ordinárias devem retomar nesta quarta-feira (20). O início das sessões na Aleam deste ano estava previsto para o dia 1º de fevereiro.

“Essa casa precisa dar exemplo. Fim do recesso! Fazer uma sessão na semana é afrontoso ao estado do Amazonas. É uma falta de respeito com o povo”, disse um deles, sugerindo a presença dos responsáveis pela saúde nas sessões virtuais da Aleam.

Sinésio recomendou o envio de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para os municípios. O parlamentar também cobrou a liberação de R$ 50 milhões em emendas apresentadas pelos deputados para a saúde do Amazonas.

o deputado Serafim Corrêa (PSB) sugeriu duas medidas para amenizar os impactos da crise da Covid-19 no estado: a transferência de R$ 20 milhões do caixa da Aleam para o Fundo Estadual de Saúde (FES), e o repasse dessa quantia aos 61 municípios do interior do Amazonas por meio do Fundo Estadual de Saúde.

As propostas e a suspensão do recesso parlamentar devem ser votadas nesta terça-feira.