Brasil – Uma mulher, moradora de Chapecó (SC), foi intimada e precisou prestar esclarecimentos em uma delegacia por suspeita de apologia ao crime. O motivo: ela teria chamado, em uma rede social, os assaltantes de um banco em Criciúma de “ídolos”.

Segundo a Polícia Civil, “na ocasião, a mulher publicou em seu perfil em redes sociais, horas depois do roubo, frases exaltando a ação dos criminosos, parabenizando-os e chamando-os de ‘ídolos’”.

De acordo com informações do G1, a suspeita de 30 anos disse que “‘não tinha intenção de enaltecer os criminosos’ e um termo circunstanciado por suposta prática de apologia ao crime foi instaurado e encaminhado ao judiciário, segundo o delegado regional de Chapecó, Ricardo Newton Casagrande”.

A pena prevista para esse crime é de três a seis meses de detenção ou multa. Para o delegado, “as pessoas devem ter cuidados com as publicações. Não confundir a liberdade de expressão, direito constitucionalmente previsto, com afirmações que podem configurar o delito de apologia ao crime. As vezes a linha é tênue e, se configurado o crime, pode gerar responsabilidade criminal ao cidadão”.

Casa de Papel em Criciúma

Um mega-assalto ocorreu em 1º de dezembro em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.  Um grupo de criminosos fortemente armado causou uma madrugada de terror. Segundo a Polícia Civil, cerca de 30 pessoas participaram do ataque.

Assim como na série Casa de Papel, na Netflix, notas foram abandonadas às ruas, e moradores tentaram pegar o dinheiro. Para roubar o banco, o grupo usou reféns para bloquear ruas, provocou explosões, incêndios e atirou várias vezes. Imagens que circulam nas redes mostram os criminosos cercando um grupo de funcionários da prefeitura, que depois foram utilizados como reféns.

Fonte: Revista Fórum