Brasil – O julgamento da denúncia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o procurador Deltan Dallagnol pelo uso de um powerpoint no caso do tríplex do Guarujá, nesta terça (25), deverá terminar com mais uma vitória da operação Lava Jato.

De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) deve arquivar a denúncia por duas razões. A primeira é que as punições mais leves para ele, como advertência ou censura, já prescreveram.

A segunda, que seria a possibilidade de abertura de investigação para o afastamento de Dallagnol da carreira, é considerada drástica e também não poderia ser aplicada. Para tal, o procurador precisaria ser reincidente, ou seja, já ter outras punições em sua ficha.

O power point

Em setembro de 2016, durante entrevista coletiva dos procuradores da Lava Jato, sob a liderança de Dallagnol, o nome de Lula foi colocado em um círculo com vários outros em volta com palavras como “enriquecimento ilícito”, “mensalão”, “José Dirceu”, “expressividade” e “vértice comum”.

A defesa de Lula recorreu ao conselho, que fiscaliza a atividade de procuradores. O caso foi pautado 43 vezes, mas nunca foi julgado.