Brasil – O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) aprovou nesta quinta-feira (13) um empréstimo de US$ 1 bilhão, equivalente a R$ 5 bilhões, para auxiliar o governo federal no pagamento de iniciativas como o auxílio emergencial, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda e o Bolsa Família. 

De acordo com o BID, “o intuito é unir forças para que o Brasil responda à COVID-19 de forma eficaz, mitigando os efeitos negativos da pandemia”. 

O crédito fornecido pelo BID terá um prazo de pagamento de 25 anos, com carência de 5 anos e meio e taxa de juros baseada na LIBOR (London Interbank Offered Rate). 

O representando do BID para o Brasil, Morgan Doye, afirmou que os desafios trazidos pela pandemia são inéditos e ainda não se sabe quanto tempo seus impactos vão durar. 

“Em um país grande e heterogêneo como o Brasil, a complexidade é ainda maior. O Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está empenhado em ajudar o governo e os cidadãos brasileiros a atravessar essa crise e a pensar nos próximos passos para retomar o crescimento que será mais do que nunca necessário”, afirmou Doyle.