Após identificar fraude, a Universidade de Brasília (UnB) decidiu expulsar 15 estudantes que fraudaram o sistema de cotas raciais. A decisão foi assinada nesta segunda-feira (13/7) pela reitora da instituição Márcia Abrahão. 

De acordo com a Universidade além dos 15 alunos, outros dois egressos de direito tiveram os diplomas cassados e oito, que já estavam afastados da universidade por outros motivos, tiveram créditos anulados. Quatro dos estudantes expulsos eram de medicina, quatro de direito, três de ciências sociais, um de letras, um de ciências da computação, um de engenharia de software e um de medicina veterinária. 

Ao todo foram 73 alunos descartados do processo. As medidas são resultado de uma investigação iniciada em 2017. A instituição recebeu a denúncia de fraude no sistema de cotas por parte de 100 estudantes e a administração abriu a sindicância para analisar os casos. 

De acordo com a UnB 28 alunos continuaram na investigação. Todos tiveram direito à ampla defesa. A universidade afirma que continua atenta a eventuais casos de fraude.