Manaus – Nesta quinta-feira (28), os deputados do partido Progressistas, Belarmino Lins, Álvaro Campelo e Mayara Pinheiro, ingressaram com uma ação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), para que os critérios de Josué Neto (PRTB) na escolha odos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde seja refeita.

Os parlamentares contestam reclamam que não houve respeito à proporcionalidade entre os blocos partidários da Assembleia Legislativa, o que representa agressão ao regimento interno do Poder Legislativo.

Na ação, os deputados exigem respeito às regras legais e a inclusão da deputada Mayara Pinheiro como membro titular da CPI.

Cala boca

Na sessão de ontem, os deputados Alessandra Campêlo (MDB) e Felipe Souza (Patriota) rejeitaram a suplência na CPI da pandemia. Felipe disse que não foi consultado para ser escolhido como suplente e que não precisava de “prêmio de consolação”.

Por outro lado, Alessandra, que é vice-presidente da ALE-AM, disse que vai manter ação na Justiça que suspende a CPI até que a composição dos membros ocorra de forma legal. “A ação não é pra acabar com a investigação, mas para evitar que seja derrubada por ilegalidades”, comentou.