No Brasil, o mês de setembro foi adotado como um período de iniciativas e campanhas destinadas à conscientização e prevenção ao suicídio. Entre as medidas que podem ajudar na saúde mental está a prática de atividades físicas regularmente.

Pensando nisso, a TotalPass – que é uma das principais soluções de saúde integrada no âmbito corporativo do Brasil – convidou Ana Carolina Matos Correia, profissional de educação física, para falar sobre o assunto.

De acordo com Ana Carolina, as vantagens das atividades físicas vão muito além da melhora do condicionamento físico e prevenção de doenças. Isso porque, um dos principais prós dessa prática é a produção de endorfina, hormônio estritamente ligado às sensações de prazer, felicidade e alegria.

Produzida de forma natural pela glândula hipófise, essa substância contribui no combate da irritação e estresse do dia a dia, ajudando a despertar sentimentos positivos.

Todos esses efeitos acabam sendo potencializados a partir da prática regular de exercícios físicos, já que a produção desses hormônios é reforçada para ajudar com que o corpo responda aos estímulos provocados pelos treinos.

“Os benefícios da endorfina vão além do combate a irritação e estresse, contribuindo com a melhora do humor e autoestima, diminuição da sensação de dor no corpo e até mesmo melhorando o funcionamento do sistema imunológico”, explica a profissional.

Todos esses fatores ajudam não só na questão de um corpo saudável, mas também de uma mente fortalecida. Tanto que, a prática de exercícios físicos é apontada como uma das aliadas mais eficazes para a prevenção e o combate à doenças mentais, como a depressão.

“A sensação de bem-estar é uma das consequências mais perceptíveis quando tratamos da prática regular de atividades físicas. Os benefícios a longo prazo desse tipo de sentimento são muito claros, trazendo mais disposição e diminuindo o estresse do indivíduo. No entanto, por mais poderosa que seja, a atividade física sozinha não garante a prevenção ou tratamento contra as doenças mentais, sendo essencial o acompanhamento médico nesses casos”, alerta.