Durante a quarentena, quem está dentro de casa tem aderido a uma nova tendência — e publicado nas redes sociais, claro — para tomar sol e garantir o estímulo de obtenção da vitamina D recomendado por especialistas. Uma foto em que pessoas aparecem na janela de sunga e biquíni, feita pela fotógrafa e socióloga Daniella Xavier, de São Paulo (SP), viralizou no Twitter como um registro dos “vitaminers D na quarentena”. Não faltam também Stories e fotos no Instagram de pessoas tomando um solzinho dentro de casa.

Qual é a importância desse hábito, em tempos de quarentena?

Em cidades em que o sol tem aparecido — mesmo acompanhado de temperaturas amenas e por pouco tempo — é normal que, dentro de suas casas, as pessoas procurem um jeito de receber os raios solares. Anitta, por exemplo, mostrou em seus Stories do Instagram a marquinha de biquíni que conseguiu fazer apenas neste período de isolamento social.

Na foto de Daniella, os moradores de um prédio aparecem sentados e deitados em um parapeito, próximos a suas janelas, tentando aproveitar os benefícios do sol. No Twitter, a foto, que foi registrada a partir da janela do quarto da fotógrafa, em direção à Avenida São João, na Santa Cecília, foi classificado como “histórico” pelos usuários — percepção com que ela concorda.

“Foi o isolamento que me permitiu fotografar de dentro de casa, e possibilitou uma troca poética a partir desses lugares; e ela também nos identifica como sujeitos históricos”, afirma

A pandemia tem nos exigido de forma diferente ter essa construção histórica, requerendo adaptações profundas na vida social. Nesse sentido, a foto retrata não somente um cuidado com a saúde, mas também outras disposições para o convívio social (tinha música e mais pessoas nas janelas dos outros prédios). Mas claro, é apenas um recorte dentro da enorme desigualdade neste contexto de crise, ainda mais em se tratando do centro de São Paulo e da realidade de tantas pessoas que não acessam as mesmas condições de autocuidado”.

Daniella disse que o hábito de “botar a cara no sol” dos vizinhos não acontecia antes do isolamento. “Talvez antes tomassem sol no Minhocão. Afinal, sol é energia, não pode faltar!