BRASIL – Uma investigação sobre possíveis omissões de Eduardo Pazuello durante sua gestão no Ministério da Saúde, durante a pandemia, será aberta pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Caso o TCU entenda que houve responsabilidade dele em falhas no enfrentamento à pandemia, o general pode ser multado e impedido de ocupar cargos públicos.

O órgão estipulou ainda o Ministério da Saúde tem 15 dias para montar um plano nacional de testagem contra a Covid-19 e um plano de comunicação defendendo a vacinação e combatendo o uso de medicamento sem eficácia comprovada no tratamento da doença.

“Execute plano de comunicação, buscando articulação com os entes subnacionais, com o intuito de esclarecer toda a população realçando, a título de exemplo, a importância das medidas de prevenção e vacinação, tais como, combate a notícias falsas e a divulgação de medidas não farmacológicas de eficácia comprovada, como etiqueta respiratória, higienização frequente de mãos, uso de máscaras, regras de distanciamento social, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados”, explica trecho do órgão sobre uma das providências.