O governo do Amazonas divulgou nesta quarta (27), o afrouxamento das medidas de distanciamento social a partir do dia 1º de junho, e com isso os shoppings da capital já planejam a volta de suas atividades e de seus horários de funcionamento.

Nesta sexta (29), as ações preventivas e as medidas que serão adotadas para que a população possa frequentar os estabelecimentos com segurança foram divulgadas para o público. Os centro de compras funcionarão oito horas por dia, e a utilização de máscaras faciais será obrigatória. Estarão abertas nos shoppings, neste primeiro momento, as lojas de artigos esportivos, para casa, vestuário, acessórios, calçados, móveis, colchões, joalherias, relojoarias, artigos médicos, óticas, petshops, agências de turismo, publicidades, floricultura e afins.

Confira as medidas de alguns centros comerciais:

Amazonas Shopping

O horário de funcionamento será de 12h às 20h. Lojas satélites e quiosques têm horário opcional das 12h às 14h até 14 de junho. Os serviços essenciais que já estavam funcionando, continuam adotando o mesmo horário. Os bares e restaurantes continuarão funcionando na modalidade delivery.

Haverá controle de visitantes e será obrigatório o uso de máscara. Câmeras infravermelhas foram instaladas nas entradas para medição da temperatura corporal. Além de dispensers de álcool em gel com acionamento pelo pé, marcação de espaços para garantir o distanciamento entre as pessoas, inclusive nas escadas rolantes.

Shopping Ponta Negra

O horário de funcionamento será de 12h às 20h. Entre as medidas, está a adoção de câmeras termográficas que ficarão localizadas em pontos estratégicos do shopping. O equipamento fará a medição da temperatura corporal de quem entrar no centro de compras. Ficarão impossibilitados de acesso todos que registrarem temperatura superior à 37,5°.

Estarão disponíveis totens com dispenser de álcool em gel 70% em todas as entradas, halls, praças, acessos das escadas rolantes, praça de alimentação e áreas de maior movimento. Também será obrigatório o uso de máscaras de proteção. Totens explicativos com os protocolos adotados em todos os pontos de contato com os clientes serão entregues. O estacionamento funcionará apenas com 50% da ocupação.

Sumaúma Park Shopping

O mall funcionará de 12h às 20h. Foram incrementados pontos de álcool em gel e maior circulação do ar. Além disso, será disponibilizado ponto de aferição de temperatura para funcionários e clientes (das 11h30 às 19h30), diariamente, próximos à Praça de Eventos (Piso Arara). O uso de máscara é obrigatório.

Manaus Plaza Shopping

O horário de funcionamento será das 14h às 20h, de segunda a domingo. As lojas essenciais seguem de 8h às 20h. O empreendimento passou por uma desinfecção e continua seguindo outras medidas de prevenção e combate ao coronavírus. O uso de máscara será obrigatório para acessar o mall.

Manauara Shopping

O funcionamento será de 12h às 20h, diariamente, com abertura de lojas que atendem ao plano gradual do governo do Amazonas para a retomada das atividades econômicas na capital, e atenção especial ao fluxo de pessoas, que está estipulada em 50% da capacidade de público.

O uso de máscaras será obrigatório para colaboradores, inclusive prestadores de serviço, funcionários das lojas e clientes, também obedecendo a decretos estadual e municipal. Haverá medição de temperatura obrigatória para todos que trabalham no shopping.