Manaus – A funcionária de uma loja de conveniência em um posto de combustível na Zona Norte de Manaus, identificada como Cristina Martha de 38 anos, morreu na noite desta quinta-feira (28), após ser atingida no pescoço por uma linha chilena (linha de cerol) quando estava a caminho do trabalho no bairro Cidade de Deus.


Marta pilotava sua motocicleta nas proximidades da reserva Florestal Adolpho Duke, quando foi surpreendida pela linha cortante de papagaio em seu pescoço. Após o ocorrido, ela foi levada para o hospital com ajuda de populares. A mulher foi submetida a cirurgia, mas após quatro paradas cardíacas não resistiu e veio a óbito.

Outro caso

O motociclista Douglas Duarte de 23 anos, também foi atingido por uma linha de papagaio no último domingo (24), no bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus. Ele teve parte do nariz cortado. “Eu passava no posto do São Raimundo por volta de 17 horas sentido bairro-centro e de repente senti uma linha passando pelo meu capacete do nada”. Um outro condutor presenciou aflição do rapaz e o socorreu imediatamente.

Comercialização proibida

A comercialização de linha chilena, não é permitida em Manaus, a lei municipal de nº 1968/2015 publicada no Diário Oficial do Município (DOM) proíbe expressamente a venda e o uso de cerol para empinar pipa (papagaio de papel), sob multa de R$ 83,78 para cada infrator.

“Pipodrómo”

Para tentar diminuir os casos de acidentes envolvendo motociclistas e a linha, em 2015, vereadores da Câmara Municipal (CMM), discutiam a criação de um “Pípodromo”. A lei 341/2013 já tinha sido promulgada há quase dois anos, sobretudo, a discussão nunca saiu do papel.