
Durante o período de carnaval, as unidades de Pronto Atendimento (UPA) da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro registraram uma média de cinco atendimentos por hora para pacientes com sintomas relacionados ao calor. Entre os problemas mais comuns estavam dor de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, pulso acelerado e elevação da temperatura corporal.
O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) abrangeu o período de 13 a 17 de fevereiro, quando 647 pessoas buscaram as UPAs estaduais com queixas associadas às altas temperaturas. As regiões de Realengo, Botafogo e Irajá foram as que apresentaram maior incidência desses atendimentos.
Aumento geral nos atendimentos durante o carnaval
No total, as 27 UPAs estaduais contabilizaram 27.433 atendimentos durante os dias de folia. Este número representa um aumento de 2,05% em comparação com o carnaval do ano anterior. As principais reclamações gerais foram dores e gastroenterite. As unidades de saúde em Mesquita, Campo Grande I e Nova Iguaçu (Botafogo) concentraram o maior volume de pacientes.
Samu 192 registra mais de 3 mil atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 da capital, operado pela SES-RJ, realizou 3.262 atendimentos. Os bairros com maior número de chamados foram Campo Grande, Centro, Copacabana, Santa Cruz e Guaratiba. As causas mais frequentes de acionamento do Samu envolveram casos cardiovasculares, neurológicos e quedas.
Com informações da Agência Brasil







