A Unidos do Viradouro sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) após a apuração dos votos do Grupo Especial, realizada na Cidade do Samba, na Gamboa.

Com uma performance que somou 270 pontos, a Viradouro superou a Beija-Flor e a Vila Isabel, que empataram em segundo lugar com 269,9 pontos. O pódio foi completado pelo Salgueiro (269,7), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2). Todas estas agremiações se apresentarão no Desfile das Campeãs no próximo sábado (21), na Marquês de Sapucaí.

Enredo em homenagem a mestre de bateria

O enredo campeão da Viradouro, “Para cima, Ciça!”. celebrou os 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o Ciça, mestre de bateria com a maior longevidade em atividade no carnaval.

O homenageado esteve presente no desfile, participando da comissão de frente e do último carro alegórico, onde regeu os ritmistas. Ciça, conhecido por suas famosas “paradinha” nas baterias, já dirigiu a percussão em outros desfiles vitoriosos da Viradouro (2020 e 2024) e da Estácio de Sá (1992), além de ter passado por outras escolas como Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha.

Quarto título da agremiação

Este é o quarto título da Unidos do Viradouro na história do Carnaval do Rio. A conquista mais recente antes desta havia sido em 2024. A escola se consolida no cenário, enquanto a Portela segue como a maior campeã, com 22 títulos, seguida pela Mangueira (20) e Beija-Flor de Nilópolis (15).

Rebaixamento e expectativa para a Série Ouro

A Acadêmicos de Niterói foi a agremiação rebaixada para a Série Ouro em 2026, com 264,6 pontos. O enredo da escola foi “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”.

A definição da escola que ocupará a vaga da Acadêmicos de Niterói na elite do carnaval carioca ocorrerá nesta quinta-feira (19), com a divulgação dos resultados da apuração da Série Ouro.

Com informações da Agência Brasil