
O Comandante da Embarcação Lima de Abreu, identificado como Pedro José da Silva Gama, 43, é procurado pelas autoridades após ter a prisão preventiva decretada. A embarcação sob seu comando naufragou na sexta-feira (13).
A decisão judicial foi expedida no sábado (14), mas o investigado não foi encontrado e agora figura como foragido.
Segundo a Juíza Eliane Gurgel do Amaral Pinto, a prisão é necessária para resguardar a ordem pública e garantir o cumprimento da legislação penal. O mandado determina que ele seja encaminhado a uma unidade prisional assim que localizado.
No dia do acidente, a embarcação levava quase 80 passageiros. O balanço aponta três mortes, 71 pessoas resgatadas e seis desaparecidos. Inicialmente preso em flagrante, o comandante foi liberado mediante pagamento de fiança de R$ 16 mil. Com a nova ordem judicial, deixou de se apresentar às autoridades.
A Marinha do Brasil instaurou procedimento administrativo para apurar as causas do naufrágio. Paralelamente, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) investiga, na esfera criminal, eventual responsabilidade do comandante e da empresa proprietária da lancha.







