
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforçou a assistência à população durante o Carnaval na Floresta 2026, em Manaus, com a atuação de equipes médicas no Sambódromo e o funcionamento ininterrupto de 25 unidades de urgência e emergência. No posto médico do Sambódromo, foram realizados 26 atendimentos no sábado (14/02), durante o desfile do Grupo Especial, com predominância de casos como cefaleia, rinite alérgica, tontura e mal-estar.
A estrutura da SES-AM no Sambódromo está montada desde quinta-feira (12/02) e funcionará durante todos os eventos do Carnaval na Floresta, incluindo o Bloco das Piranhas, a Banda do Galo e o Carnaboi. Uma equipe multiprofissional, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), assegura atendimento imediato ao público.
Ações Integradas e Balanço de Atendimentos
A SES-AM atua de forma integrada com outros órgãos estaduais para organizar o fluxo assistencial e o encaminhamento de casos mais graves. A rede de urgência e emergência da capital registrou 35.898 atendimentos entre quinta e sábado, demonstrando a capacidade de resposta do sistema de saúde.
Os dados completos sobre os atendimentos na rede de saúde do estado estão disponíveis no portal Saúde em Tempo Real.
Acidentes de Trânsito sob Monitoramento
Entre quinta e sábado, foram registrados 266 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na rede de urgência e emergência. Desses, 166 envolveram motocicletas. A SES-AM reforça o apelo por uma postura responsável no trânsito, alertando para os riscos da combinação de álcool e direção e a importância do uso de equipamentos de segurança.
Prevenção e Promoção da Saúde em Destaque
Além da assistência direta, a SES-AM promoveu ações educativas e preventivas. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) estiveram presentes nos eventos, divulgando mensagens sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), redução de acidentes e a importância da doação voluntária de sangue.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias







